No Rio de Janeiro, o alerta abrange a capital, o centro-norte e o litoral sul do estado, incluindo cidades como Angra dos Reis. O aviso foi emitido devido ao processo de formação de uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste, aumentando as condições para muitas nuvens em parte dos dois estados. A Climatempo explicou que a baixa pressão se configura por completo na quinta-feira, canalizando muita umidade para o estado do Rio de Janeiro.
As regiões de Macaé e Cabo Frio estão sujeitas a chuva a qualquer momento, com risco de temporais. Na capital fluminense, a previsão é de chuva fraca pela manhã, intensificando-se entre a tarde e a noite, com possibilidade de raios.
Em Minas Gerais, praticamente todo o estado está com alerta laranja, com a previsão de trovoadas isoladas e céu encoberto. Outras capitais com alerta de chuva forte para quinta-feira são Goiânia, Brasília, Cuiabá, Teresina, Belém e São Luís. O Inmet também emitiu o alerta de perigo para a região metropolitana de Curitiba e litoral norte de Santa Catarina.
O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura paulistana afirmou que a região metropolitana de São Paulo deverá ter sol entre nuvens e tempo abafado. À tarde, há potencial para pancadas isoladas de chuva, com possibilidade de forte intensidade, porém, de curta duração. Os termômetros devem oscilar entre 20°C e 28°C na capital paulista.
Nas regiões do estado de São Paulo, houve relatos de chuva intensa. Lagoinha, a 201 km de São Paulo, registrou 132 mm de chuva em 24 horas, provocando o transbordamento de dois córregos. Em Campinas, a 93 km de São Paulo, a Defesa Civil manteve a cidade em estado de atenção devido ao acumulado de 92 mm de chuva em 24 horas.
Diante dessas previsões e alertas, a população dessas regiões deve estar atenta e tomar as precauções necessárias para evitar possíveis danos causados pelas chuvas intensas.