Papa Francisco recita oração do Angelus em sua residência no Vaticano após cancelar agenda devido a gripe leve

O Papa Francisco recitou a oração do Angelus neste domingo, mesmo após ter cancelado a sua agenda no sábado devido a uma gripe leve. A oração foi transmitida ao vivo nos telões da praça de São Pedro, já que o papa argentino costuma recitá-la de uma janela do palácio apostólico, com vista para a praça. A saúde do papa de 86 anos tem sido motivo de preocupação nos últimos anos, e ele revelou que está com uma inflamação no pulmão. No sábado, ele havia ido a um hospital de Roma para fazer exames relacionados ao quadro gripal.

Agrava-se a saúde do papa, que planeja viajar a Dubai no final desta semana para participar da conferência da ONU sobre mudanças climáticas, conhecida como COP28. O papa Francisco, que tem feito da proteção ambiental um dos pilares de seu pontificado, fará um discurso importante durante a conferência, no dia 2 de dezembro, no qual deverá denunciar a inação dos países envolvidos e exortá-los a reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa.

Francisco tem enfrentado diversos problemas de saúde nos últimos anos, o que tem aumentado as especulações sobre uma possível renúncia do cargo. Em 2021, ele passou por uma cirurgia no cólon, e em 2023 foi hospitalizado duas vezes. Em uma dessas ocasiões, ele precisou passar por uma operação no abdômen para tratar de uma laparocele, um tipo de hérnia que se formou pela falha na cicatrização de uma operação anterior.

Além disso, o papa recebeu o diagnóstico de bronquite e ficou internado por cinco dias em março deste ano, indicando que ele está mais suscetível a doenças respiratórias por ter retirado parte de um dos pulmões quando tinha por volta de 20 anos.

A saúde do papa é acompanhada com atenção pelo Vaticano e por milhões de fiéis ao redor do mundo, e o cancelamento de compromissos e a realização de exames causam preocupação e especulações sobre o seu estado de saúde e a possibilidade de uma eventual renúncia. Espera-se que ele se recupere e consiga participar da conferência em Dubai, onde terá a oportunidade de fazer um importante discurso sobre as mudanças climáticas e a necessidade de ação dos países envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo