Com esse resultado, o time comandado por Abel Ferreira chega à sua quinta final consecutiva do Paulistão, tendo conquistado o título em duas das últimas quatro edições. O Palmeiras busca agora o tricampeonato estadual, algo que não ocorre desde 1934, quando venceu as edições de 1932, 1933 e 1934.
No primeiro tempo, a equipe do interior, treinada por Eduardo Baptista, ex-técnico do próprio Palmeiras em 2017, teve boas chances de marcar, com destaque para Rômulo e Neto Pessoa. No entanto, o time da capital não se abalou e voltou melhor para a etapa complementar, encontrando o gol da vitória cedo.
O Novorizontino se despede da competição com uma campanha surpreendente, eliminando times tradicionais como Corinthians, Santos e São Paulo ao longo do torneio. Agora, o foco da equipe do interior se volta para a Série B do Campeonato Brasileiro.
A final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Santos será disputada em duas partidas. O primeiro jogo está marcado para este domingo (31), na Vila Belmiro, e a segunda partida acontecerá no domingo seguinte (7), no Allianz Parque. Será uma oportunidade para os torcedores verem um clássico estadual de grande rivalidade decidindo quem será o campeão paulista de 2024.