De acordo com informações da Defesa Civil, 401 dos 497 municípios gaúchos foram impactados direta ou indiretamente pelas chuvas, o que representa cerca de 80% das cidades do Rio Grande do Sul. O desastre natural resultou na perda de 95 vidas e deixou 48 mil pessoas desabrigadas, evidenciando a gravidade da situação.
Visando auxiliar as vítimas, o governo de São Paulo enviou um primeiro lote de doações na segunda-feira (6). Composto por 13 toneladas de itens essenciais como água potável, colchões e cobertores, o auxílio tem como objetivo suprir as necessidades mais urgentes das comunidades afetadas.
Além disso, foram disponibilizadas 25 antenas para conexão à internet via satélite e nove geradores de energia elétrica para auxiliar na restauração da comunicação e no restabelecimento do fornecimento de energia nas áreas atingidas, garantindo mais recursos e apoio logístico para a população atingida.
Para ampliar a mobilização solidária, o Fundo Social de São Paulo e a Defesa Civil estão recebendo doações, principalmente de água potável, produtos de limpeza e higiene. Neste momento, alimentos, calçados e roupas não estão sendo aceitos, priorizando aqueles itens de maior necessidade para a recuperação das áreas afetadas.
Os interessados em colaborar podem entregar as doações no depósito do Fundo Social, situado na avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré, zona oeste da capital paulista, das 8h às 17h, ou nas unidades do Poupatempo e da Sabesp. A mobilização visa apoiar os moradores do Rio Grande do Sul que enfrentam uma situação de extrema urgência e necessitam do apoio e solidariedade de todos.