Onda de calor intenso deve estabelecer novos recordes de temperatura em diversas regiões do Brasil até o dia 22 de agosto.

Uma nova onda de calor está prestes a atingir todo o Brasil, com previsão de se estender até o dia 22 de agosto. De acordo com a agência de meteorologia Climatempo, espera-se um intenso calor nos próximos dias, com potencial para estabelecer novos recordes de temperatura para o mês em diversas regiões do país.

Em São Paulo, as temperaturas na capital podem chegar a 32ºC neste final de semana, de acordo com a previsão do Climatempo. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura alerta para uma sequência de dias ensolarados, causada por uma grande massa de ar seco que provocará uma grande amplitude térmica e baixos índices de umidade. Isso pode facilitar a propagação de queimadas e incêndios, além de aumentar a concentração de poluentes nos centros urbanos.

Na Região Sudeste, cidades como Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte também devem enfrentar altas temperaturas sem chuva. A previsão é de 32ºC e 33ºC no Rio de Janeiro, 28ºC em Vitória e 30ºC em Belo Horizonte até domingo.

Além disso, a Climatempo alerta para a possibilidade de temperaturas recordes em algumas cidades. Em Cuiabá, por exemplo, a previsão é de 42ºC para terça-feira, superando a máxima histórica para agosto. O mesmo acontece em Goiânia e Campo Grande, que podem registrar 37ºC no domingo. Já em Teresina, a expectativa é de 38ºC na quarta-feira, ultrapassando o recorde anterior.

Com as temperaturas acima de 30ºC em diversas capitais até o dia 22, a população também deve se preocupar com a qualidade do ar, já que a umidade relativa estará abaixo dos 20% em várias regiões. Isso pode agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios florestais. Portanto, é importante tomar medidas preventivas e se manter hidratado durante esse período de calor intenso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo