O aumento repentino das temperaturas já começou a ser percebido neste domingo (21) em algumas regiões. Em Belém, por exemplo, a máxima prevista é de 36ºC, indicando uma elevação considerável em relação aos dias anteriores. No decorrer da semana, está previsto que as maiores altas ocorram em cidades como Cuiabá, com temperatura máxima de 36ºC, e Manaus, com máxima de 38ºC.
Segundo a agência MetSul, o calor intenso deverá se concentrar em estados como Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, parte do Pará e Amazonas, além de abranger regiões do Maranhão, Piauí e Ceará. Nessas localidades, as temperaturas podem chegar ou até mesmo ultrapassar os 35ºC, com possibilidade de picos de 37ºC ou 38ºC.
Com essa previsão de calor fora do comum para a estação atual, é importante que a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar problemas de saúde relacionados ao calor excessivo. Recomenda-se o consumo de bastante água, a busca por locais com sombra e a utilização de roupas leves para minimizar os impactos do calor intenso.