A informação foi divulgada pelo governo brasileiro em resposta a questionamentos sobre o número de participantes da delegação. A lista na qual a mídia se baseou foi disponibilizada no site do Secretariado de Mudanças Climáticas da ONU, contendo os participantes inscritos até aquele momento. A contagem foi realizada na aba “Parties”, onde a delegação brasileira começava na posição 1.814, com o presidente Lula, e terminava na posição 3.150, com Arnaldo Zunizakae, do departamento de Projetos Estratégicos de Etnoturismo do Estado do Mato Grosso. Entre estas posições, havia um total de 1.337 participantes brasileiros.
A análise da planilha revelou a presença de representantes de diversos estados, municípios, do Legislativo e Judiciário. Além disso, foram identificados representantes de partidos, como o União Brasil, que é o partido do deputado responsável pela postagem. Um deles, Antônio Eduardo Gonçalves de Rueda, 1º vice-presidente do União-Brasil, aparece na posição 2.451 da tabela.
Em agosto, o Ministério das Relações Exteriores divulgou formulário para credenciamento de representantes do poder público e de entidades do setor privado e da sociedade civil brasileiras interessados em participar da delegação brasileira na COP28. No entanto, o governo federal deixou claro que não se responsabilizaria por custos ou procedimentos relativos à concessão de visto, passagens aéreas e reserva de hospedagem para participar do evento.
Além dos representantes do governo, a planilha da ONU também apresenta uma segunda lista, na qual constam 1.744 nomes de representantes da sociedade civil, empresas, associações, universidades e outros interessados em participar da COP28. Assim, a presença brasileira na conferência se mostra diversificada e abrangente, deixando clara a preocupação do país com as questões climáticas e o desenvolvimento sustentável.