Apesar da desigualdade racial ser uma característica persistente na sociedade brasileira, é importante nos desacostumarmos e enxergarmos essa realidade com um olhar crítico. Com o intuito de promover debates que ampliem a discussão sobre a desigualdade racial no Brasil, o Núcleo de Estudos Raciais do Insper realizará um evento no dia 15 de setembro. Esse encontro reunirá pesquisadores, economistas, ativistas e figuras do poder público para fomentar reflexões e incentivar ações de combate às desigualdades.
O evento, que é aberto ao público mediante inscrição, acontecerá no anfiteatro do Insper e contará com cinco mesas de discussão que abordarão temas como educação, violência, desdobramentos das desigualdades e políticas públicas. Serão discutidos temas como os impactos das políticas afirmativas na redução das desigualdades, a suscetibilidade de certas pessoas a abordagens policiais violentas e a importância da educação para garantir acesso igualitário ao mercado de trabalho.
O Núcleo de Estudos Raciais do Insper, responsável pela consolidação de índices que avaliam o equilíbrio racial, tem como objetivo contribuir para o debate sobre a desigualdade racial no Brasil, utilizando uma perspectiva econômica embasada em dados e estudos analíticos e empíricos. O coordenador do Núcleo, Michael França, destaca a importância do evento como uma oportunidade de retornar para a sociedade os resultados de suas pesquisas e promover um amplo debate que incentive mudanças.
O encontro “a cor da desigualdade” busca ampliar o olhar sobre os aspectos que alimentam as disparidades no Brasil por meio do diálogo e do compartilhamento de conhecimentos. Além dos desafios relacionados aos temas discutidos, serão apresentadas algumas contribuições feitas pelos pesquisadores associados ao Núcleo, assim como a agenda de pesquisa futura.
Para encerrar o evento, haverá um momento de troca e descontração no espaço Al Janiah, a partir das 18h. O encontro acontecerá no dia 15 de setembro de 2023, das 8h30 às 17h, no Auditório Steffi e Max Perlman, localizado no Insper, na Rua Uberabinha, em São Paulo.
Diante desse contexto, o Núcleo convida todos a refletirem sobre a desigualdade racial e compartilharem conhecimentos que contribuam para uma sociedade mais igualitária.