O número um do mundo precisou ser atendido por um fisioterapeuta antes de De Minaur conseguir uma quebra tardia e vencer o primeiro set. Campeão do Aberto da Austrália, Djokovic perdeu o saque novamente, entregando a De Minaur uma vantagem de 4-3 no segundo set e salvou três match points, mas não conseguiu evitar a surpreendente derrota antes do primeiro Grand Slam do ano, que acontecerá ainda este mês.
Djokovic estava em uma sequência de 43 vitórias na Austrália e se preparava para tentar conquistar seu 11º título em Melbourne Park. A última derrota no país tinha sido para Chung Hyeon em 2018, quando estava com problemas no cotovelo.
“É extremamente especial”, disse De Minaur após a vitória. “Novak é um competidor incrível e o que ele fez pelo esporte é muito especial. É surreal, é incrível e estou feliz por ter conseguido isso aqui em Perth e na Austrália.”
Outros jogos também marcaram a competição. A Polônia venceu a China e avançou para as semifinais, com a vitória de Hubert Hurkacz e Iga Swiatek. A França também avançou às quartas de final com uma vitória sobre a Itália, enquanto a Grécia saiu na frente do Canadá.
O Aberto da Austrália, que acontecerá de 14 a 28 de janeiro, é a próxima competição importante no calendário do tênis de 2024. A derrota de Djokovic certamente dará ainda mais emoção e expectativa para o torneio.