Segundo o IPH, nos próximos dias está prevista uma redução gradual do nível do rio, dependendo do volume das chuvas que ainda podem ocorrer. A expectativa é que as águas se mantenham acima dos 4 metros, mesmo com a tendência de queda.
De acordo com especialistas, como Fernando Dornelles, do Instituto de Pesquisas Hidrológicas, existe a previsão de chuvas para a quinta e sexta-feira, porém essas precipitações não devem elevar o nível do rio, apenas mantê-lo alto.
Além disso, a previsão da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul aponta para a ocorrência de chuvas mais intensas nos próximos cinco dias, com acumulados de aproximadamente 75 mm. As chuvas mais fortes devem ser registradas na quinta-feira, especialmente no norte do estado.
Diante desse cenário, a população e as autoridades locais devem ficar atentas aos alertas e recomendações para evitar possíveis transtornos causados pelas cheias no Rio Guaíba e possíveis impactos nas áreas ribeirinhas da região. A prevenção e o monitoramento constante são fundamentais para lidar com situações de emergência e preservar a segurança e o bem-estar da população.