Moradores do Sul do país se preparam para grandes volumes de chuva; Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os mais afetados.

Os moradores do Sul do país devem ficar atentos, pois, de acordo com informações do Climatempo, uma grande quantidade de chuva está prevista para atingir a região ao longo desta semana, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Essas fortes chuvas são resultado da intensa entrada de umidade vinda do mar, combinada com ventos quentes e úmidos provenientes do norte do país, além da presença de uma baixa pressão atmosférica no extremo norte da Argentina e Paraguai. Esse cenário cria condições favoráveis para ocorrência de alagamentos, deslizamentos e enxurradas, principalmente nas regiões central, leste, sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, e sul e leste de Santa Catarina.

Para os gaúchos, a previsão é de volumes de chuva significativos, podendo chegar a mais da metade da média esperada para o mês de abril entre o último sábado e a próxima segunda-feira. Em algumas áreas, a quantidade de chuva pode ser equivalente ao que é esperado para um mês inteiro em apenas três dias.

Já em São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os próximos dias devem apresentar sol entre nuvens e temperaturas em elevação, com possibilidade de chuvas isoladas no fim da tarde. Ainda está prevista a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista na metade da semana, que irá ocasionar chuvas e queda nas temperaturas típicas do outono.

Para a capital paulista, nesta segunda-feira a previsão é de sol entre nuvens, com temperaturas variando entre 20°C e 29°C. No entanto, no final da tarde, a chegada da brisa marítima pode aumentar a nebulosidade e provocar pancadas de chuva rápidas e isoladas. Já na terça-feira, a previsão é de nebulosidade com sol entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas que devem oscilar entre 21°C e 30°C, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo