A cerimônia de premiação, organizada pelo Jornalistas&Cia, ocorreu em São Paulo no dia 12 de agosto, onde Zafalon recebeu um troféu como reconhecimento por sua importante contribuição ao setor. Ele se tornou o segundo profissional a ser agraciado com este prêmio, seguindo os passos do repórter José Hamilton Ribeiro, que foi homenageado em 2021.
Desde sua estreia em 22 de maio de 1989, em meio a um cenário de preços instáveis e escassez de matérias-primas no país, a coluna Vaivém das Commodities tem acompanhado de perto as transformações macroeconômicas que influenciam diretamente a oferta e a demanda do agronegócio brasileiro.
Além de Mauro Zafalon, outras 30 profissionais que cobrem o setor agropecuário e 25 publicações também foram reconhecidos pelo prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio. Esta premiação destaca a importância do jornalismo especializado nesta área e valoriza o trabalho de profissionais dedicados a informar e analisar os acontecimentos do campo.
A premiação também ressalta a relevância do jornalismo independente e de qualidade, destacando a importância das assinaturas para apoiar e manter a produção de conteúdo jornalístico relevante. A contribuição dos leitores é fundamental para garantir a continuidade de um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, fornece informações cruciais e promove um debate saudável na sociedade.