Guimarães tem vasta experiência em campanhas políticas, tendo comandado o marketing de candidatos como Soraya Thronicke, Geraldo Alckmin e Eduardo Campos/Marina Silva. Ele começará a trabalhar como contratado do PSOL e já estão sendo planejadas as primeiras ações da pré-campanha.
Entre as estratégias, estão spots de TV do partido, nos quais Boulos será o protagonista, e a criação de um site para coletar sugestões e avaliações da população sobre a administração de Ricardo Nunes. O objetivo é ouvir a cidade para desenvolver um plano de governo que atenda aos anseios da população.
A avaliação da campanha do psolista é que durante esse processo de escuta surgirão naturalmente críticas ao trabalho de Nunes em áreas como cracolândia, moradores de rua, saúde e zeladoria urbana. No entanto, a estratégia de Boulos não é atacar a atual gestão, mas sim ouvir o povo. Caso ocorram ataques, eles serão provenientes da população, não do candidato.
Além disso, a campanha será nacionalizada e Boulos pretende associar sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto Nunes será vinculado a Jair Bolsonaro. Vale ressaltar que o ex-presidente Lula possui alta rejeição na cidade, segundo o Datafolha.
Outra tarefa importante da campanha será combater a ideia de que Boulos é invasor e radical, uma afirmação que já vem sendo feita por Nunes e seus aliados. Os aliados do deputado planejam responder que isso é uma “fake news” e que ele respeita a propriedade privada.
É importante mencionar que a contratação de um profissional que trabalhou com Doria pode gerar críticas na esquerda e em setores do próprio PSOL. No entanto, a defesa será lembrar que Guimarães foi o responsável por levar o ex-tucano à vitória no primeiro turno, sendo o único candidato a obter esse feito.
Antes de Boulos, Nunes contratou Duda Lima, que fez a campanha de Bolsonaro no ano passado. Guimarães elogiou a contratação de Lima, afirmando que foi a única coisa boa feita recentemente por Nunes.
Os detalhes da campanha ainda estão sendo estruturados, mas a contratação de Guimarães mostra a determinação de Boulos em buscar uma campanha forte e competitiva rumo à Prefeitura de São Paulo.