Lula indica Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR em decisão que agita o cenário político.

O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (27) as indicações do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador Paulo Gonet para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Após quase dois meses de espera, os nomes finalmente foram revelados, após Lula se reunir com aliados e interlocutores para receber sugestões e discutir a viabilidade dos candidatos em cogitação.

Após o anúncio, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a Casa fará um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro para organizar as sabatinas e votar as indicações de Dino e Gonet antes do recesso parlamentar.

Com a possível saída de Dino do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as atenções se voltam para a escolha do seu sucessor, e para a decisão sobre a possível recriação do Ministério da Segurança Pública. Enquanto isso, o presidente Lula embarcou para o Oriente Médio e a Alemanha, deixando para o retorno a decisão sobre o novo ministro.

O programa de áudio “Café da Manhã” desta terça-feira (28) discutiu as expectativas em torno das indicações de Dino e Gonet, com entrevista com o editor de Política da Folha, Eduardo Scolese. O podcast é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha, especializado em música, podcast e vídeo.

O “Café da Manhã” é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, e é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem, e Victor Lacombe, e edição de som por Thomé Granemann.

As indicações de Lula para o STF e PGR têm gerado expectativas e discussões sobre o futuro desses órgãos. Agora, a atenção se volta para o processo de sabatina e votação no Senado, que deve ocorrer antes do recesso. Enquanto isso, a escolha do novo ministro da Justiça e Segurança Pública também é aguardada, em meio a rumores sobre a possível recriação do Ministério da Segurança Pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo