Na última sexta-feira (19), Lula iniciou sua articulação política em um almoço no Palácio do Planalto, reunindo ministros e líderes do governo no Congresso Nacional. Essa iniciativa ocorre logo após sua participação na cerimônia do Dia do Exército.
O presidente petista também já se reuniu com alguns ministros do STF, como Gilmar Mendes, Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Na pauta do encontro, estava a análise da conjuntura política atual e a necessidade de diminuir os conflitos entre os Poderes.
Apesar de não constar em sua agenda oficial, é possível que Lula se reúna com Alexandre Padilha e líderes aliados para articular futuras movimentações. O Senado e a Câmara têm demonstrado insatisfação com decisões do STF, o que tem gerado ameaças de instalação de CPIs e propostas de emendas constitucionais para limitar a atuação do tribunal.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, manifestou descontentamento com a articulação política do governo, chegando a chamar o ministro Alexandre Padilha de incompetente. Lula, por sua vez, tem buscado acalmar as tensões para evitar possíveis crises entre os poderes e garantir o andamento dos projetos prioritários do governo no Congresso.
Assim, a busca pelo diálogo e a redução das divergências se tornam prioridades para o presidente Lula neste momento de intensa polarização política no Brasil. A expectativa é de que essas iniciativas contribuam para a estabilidade institucional e para a superação dos impasses entre os diferentes poderes da República.