No entanto, a discussão sobre a implementação de um limite de velocidade nas autoestradas alemãs tem ganhado força, principalmente devido às questões ambientais e de segurança no trânsito. Estudos recentes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha apontam que a imposição de um limite de 120 km/h poderia reduzir significativamente as emissões de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Além dos benefícios ambientais, a adoção de um limite de velocidade teria impactos positivos na redução de acidentes, uma vez que carros que trafegam em velocidades mais baixas têm maior capacidade de frear rapidamente. Isso também resultaria em menos congestionamentos e menor ruído nas estradas, proporcionando uma experiência mais segura e agradável para os motoristas.
Por outro lado, há resistência por parte de alguns grupos, como os motoristas que percorrem longas distâncias e os jovens, que temem mais engarrafamentos e viagens mais demoradas. A oposição também questiona a eficácia de um limite de velocidade na redução de acidentes, citando dados que sugerem que as autoestradas alemãs não têm uma taxa de acidentes significativamente maior do que em países com limites de velocidade.
Apesar das controvérsias, organizações ambientalistas, sindicatos da polícia e partidos políticos como Verdes, SPD e A Esquerda defendem a imposição de um limite de velocidade nas autoestradas federais. A discussão sobre a implementação de um limite de velocidade na Autobahn continua em pauta, levantando questões importantes sobre a segurança, o meio ambiente e as metas climáticas da Alemanha para os próximos anos.