A presença gradual do grupo JBS no cenário jurídico internacional foi evidenciada pela participação de Adriano Claudio Pires Ribeiro, diretor jurídico da JBS, como palestrante no evento de 2023, discutindo sobre Mudanças Climáticas e Desastres Naturais. Este ano, foi a vez de Luizinho Magalhães, diretor pedagógico do Instituto J&F (ligado ao grupo JBS), debater a responsabilidade social do setor privado em uma mesa moderada por Gilmar Mendes.
Além disso, desde 2021, o Instituto J&F tem apoiado diretamente 170 escolas de ensino fundamental em São Paulo, contando com uma equipe formada por antigos funcionários da Friboi, profissionais com formação pedagógica e oriundos de outros grupos empresariais, como Pão de Açúcar, Banco Original e BankBoston.
Em edições anteriores do fórum, os empresários Joesley e Wesley Batista foram vistos desfrutando de um almoço à beira-mar com personalidades do mundo jurídico, como Gilmar Mendes e o ex-presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho. Outros eventos paralelos, como almoços promovidos por Murillo de Aragão a figuras influentes, também demonstram a relevância desses encontros para a interação entre os diversos setores.
Em resumo, a presença dos empresários do grupo JBS no 12º Fórum Jurídico de Gilmar Mendes em Lisboa destaca a importância das conexões políticas e empresariais neste ambiente, reforçando a interdependência entre esses atores na atual conjuntura internacional.