Inscrições para o Concurso Nacional Unificado com 6.640 vagas vão somente até esta sexta-feira, 9 de fevereiro.

Inscrições para o concurso nacional unificado terminam nesta sexta-feira

Os interessados em uma das 6.640 vagas do concurso nacional unificado têm até as 23h59 desta sexta-feira (9) para fazer a inscrição. O governo federal não deverá prorrogar a data.

As inscrições podem ser feitas através do site da Fundação Cesgranrio ou no portal Gov.br, no espaço específico para a seleção. É preciso ter senha no Gov.br para se inscrever. A taxa de participação é de R$ 60, para cargos que exigem nível médio, e R$ 90, para os de ensino superior.

Diferentemente de outros concursos, os candidatos não escolhem o órgão e o cargo específico no qual querem trabalhar, mas fazem a inscrição conforme o bloco temático da vaga que mais lhe interessa.

No bloco, o participante deve optar pelos postos de interesse, por ordem de importância. É possível se inscrever em todas as vagas previstas, caso tenha a formação exigida. Há, ao todo, oito blocos: sete para os postos de nível superior e um para os de ensino médio.

As provas serão realizadas no dia 5 de maio, de manhã e à tarde, em 220 cidades. Os exames serão aplicados em todas as capitais do país. Há cotas raciais de 20%, 5% para pessoas com deficiência e 30% de vagas destinadas a indígenas exclusivamente para a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

A seleção busca trazer ao serviço público um perfil específico de servidor. Cristina Mori, secretária-executiva do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), ressaltou a importância do concurso para encontrar pessoas realmente vocacionadas para o serviço público e que entendam o que é ser um servidor.

O site da seleção está programado para que sejam feitos até 1 milhão de acessos por dia. Até terça (7), mais de 1,5 milhão de candidatos já haviam se inscrito na seleção.

O calendário do concurso nacional unificado prevê a divulgação dos dados finais de inscrições para o dia 29 de fevereiro. Já no dia 29 de abril será a vez da divulgação dos cartões de confirmação, seguido pela aplicação das provas no dia 5 de maio. A divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 30 de julho, com início da convocação para posse e cursos de formação em 5 de agosto.

Portanto, os interessados em ingressar no serviço público através deste concurso devem ficar atentos ao prazo de inscrição e aos próximos passos do processo seletivo. As provas serão uma oportunidade para candidatos capacitados e dispostos a ocupar cargos importantes no setor público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo