Com mais de mil quilômetros de rodovias sob sua responsabilidade, as concessionárias começarão a oferecer serviços de manutenção e atendimento aos usuários. Essa mudança representa um marco para a população paranaense, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Para ele, o início das operações marca a transição de um antigo sistema de pedágio para uma verdadeira concessão, com tarifas menores, obras de melhorias e uma ampliação da malha rodoviária.
O secretário ressaltou que o modelo de concessão adotado no Paraná foi resultado de um amplo debate com a sociedade e o setor produtivo, visando trazer desenvolvimento, segurança e industrialização para o estado. Além disso, enfatizou que o Paraná poderá se tornar um grande hub logístico da América do Sul.
Apesar do início das operações, as cobranças de pedágio não serão retomadas imediatamente. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) prevê que as tarifas serão cobradas novamente até o final de março, com um comunicado antecipado de pelo menos 10 dias.
As concessionárias responsáveis pelos lotes 1 e 2 têm um cronograma previamente definido para os primeiros anos de concessão, que inclui investimentos em melhorias nas rodovias e duplicações. O primeiro lote abrange 473 km de estradas, enquanto o segundo trecho inclui 605 km. Ambos os lotes têm previsão de implementação de novas faixas e obras de infraestrutura ao longo dos próximos 30 anos.