O grupo abordou o carro, retirou o motorista e arrastou o passageiro para o asfalto, roubando seus celulares e carteiras. Em seguida, alguns dos criminosos fugiram com o veículo, enquanto outros empreenderam fuga a pé. A ação criminosa foi rápida e violenta, deixando as vítimas desamparadas.
A polícia agiu prontamente, com policiais militares avistando os suspeitos em fuga com o veículo roubado e iniciando uma perseguição. Após alguns quilômetros, os criminosos abandonaram o carro em movimento. Dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram apreendidos, mas os demais membros do grupo conseguiram escapar. Infelizmente, os pertences das vítimas não foram recuperados.
A ocorrência foi registrada como roubo seguido de apreensão e entrega de veículo no 73° DP (Jaçanã). Esse evento traz à tona a preocupante situação da segurança na Região Metropolitana de São Paulo, que tem enfrentado um aumento significativo nos casos de roubo e furto de veículos.
Dados da Secretaria da Segurança Pública revelam que, somente nos primeiros oito meses de 2023, foram registradas 46.655 ocorrências de roubo e furto de carros de passeio, comerciais leves e motos. Em comparação com o mesmo período de 2022, com 36.546 ocorrências, o aumento é alarmante, alcançando a marca de 28%.
Esses números evidenciam um cenário preocupante, no qual a criminalidade violenta está impactando o cotidiano dos cidadãos paulistanos. Medidas de segurança e vigilância precisam ser reforçadas, a fim de garantir a proteção da população e a redução desses índices alarmantes de crimes relacionados a veículos.