Grupo de 30 repatriados da Faixa de Gaza chega ao Brasil em operação de resgate do governo federal

Na manhã deste sábado (23), um grupo de 30 repatriados da Faixa de Gaza desembarcou no Brasil em mais uma operação de resgate do governo federal. Composta em sua maioria por crianças (14) e mulheres (11), a chegada dessas pessoas ao país marca mais uma etapa de um processo que já contemplou mais de 140 brasileiros e seus familiares, a maioria deles proveniente de Gaza.

Trata-se do terceiro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que chega de Gaza, em uma ação coordenada para trazer de volta ao Brasil os cidadãos que se encontravam em situação de vulnerabilidade na região. Além dos repatriados, o avião KC-30 também transportou 150 purificadores com painéis solares, capazes de purificar 5.000 litros de água por dia, como forma de ajuda humanitária para a população local.

Segundo o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, a expectativa é que esta seja a última operação da FAB para trazer brasileiros e seus familiares de volta ao país, uma vez que poucas pessoas ainda se encontram na região e podem ter interesse em retornar. “Ainda há um pequeno número que está lá que não pode vir por uma serie de razões, mas nós já estamos praticamente no fim dessas operações. Não há mais um número tão grande e acho que as próximas serão em doses menores, talvez em aviões comerciais, como for possível”, afirmou o ministro em entrevista à BandNews TV.

De acordo com o chefe do Itamaraty, há menos de 20 brasileiros e familiares no local que ainda podem demonstrar interesse em retornar ao Brasil. Portanto, a expectativa é que as próximas operações de repatriação sejam em menor escala, possivelmente utilizando aviões comerciais, de acordo com a viabilidade da logística necessária.

Com a chegada desse novo grupo de repatriados, o governo brasileiro reforça seu compromisso em trazer de volta ao país aqueles que se encontravam em situação de risco na Faixa de Gaza, atuando de forma humanitária e solidária para garantir a segurança e bem-estar de seus cidadãos e familiares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo