A transmissão ao vivo deste evento surpreendente poderá ser acompanhada através do canal no YouTube da English Heritage, a partir das 17h30 desta sexta-feira. A paralisação lunar, também conhecida como lunistício, acontece quando a Lua atinge seu ponto mais ao Norte ou mais ao Sul, dependendo do hemisfério em questão, durante sua trajetória ao longo de um mês lunar.
Devido à posição mais ao Norte da Lua neste momento, ela percorrerá o céu em uma altitude maior, o que resultará em sua maior permanência visível no céu do hemisfério Norte. Esta não é uma paralisação lunar comum, mas sim uma grande paralisação, pois os pontos de nascimento e pôr da Lua estão mais distantes, o que acarreta em um tempo adicional de visibilidade, conforme aponta a English Heritage.
Segundo o astrônomo Filipe Monteiro, esse fenômeno ocorre devido às órbitas mútuas da Lua e da Terra. A Lua possui uma inclinação em relação à eclíptica, o caminho que a Terra traça ao redor do Sol, e a Terra também tem sua própria inclinação em relação ao plano da eclíptica. Essa combinação de órbitas e suas características específicas faz com que a grande paralisação lunar aconteça a cada 18,6 anos.
Assim, não se trata apenas de um evento astronômico, mas sim de um espetáculo da natureza que nos lembra da beleza e complexidade do universo ao nosso redor. Portanto, não perca a oportunidade de testemunhar esse incrível fenômeno que acontecerá nesta sexta-feira.