A personagem Buba passou por algumas mudanças em relação à versão original. No enredo original, Buba era hermafrodita, ou intersexual, nascida com os sistemas reprodutivos masculino e feminino ao mesmo tempo. Na nova versão, Buba será transexual, ou seja, nasceu biologicamente menino, mas fez a adequação de gênero para se tornar mulher.
Segundo a descrição da Globo, Buba é formada em psicologia e uma figura importante na multinacional em que trabalha. Na trama, ela e José Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas, se apaixonam, enfrentando a perseguição de Eliana, interpretada por Sophie Charlotte, e o preconceito da sociedade pelo fato de Buba ser trans.
A atriz Gabriela Medeiros, natural de São Paulo, ganhou destaque pelo papel de Dani na série “Vicky e a Musa”, disponível no Globoplay. Ela começou a fazer teatro aos 14 anos e foi incentivada por Bárbara Paz a seguir a profissão de atriz.
A novela “Renascer” é escrita por Bruno Luperi em cima da obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernández. A atriz afirmou em entrevista ao jornal O Globo que acredita que a novela é uma oportunidade para expandir horizontes e ampliar o olhar sobre o amor, indo além de qualquer preconceito ou estigma.
É importante destacar que a escolha de uma atriz transexual para viver a personagem Buba é um marco na representatividade na televisão brasileira, mostrando a importância de trazer diversidade e inclusão para as telas. Espera-se que a novela seja capaz de tocar em temas relevantes e promover reflexão na sociedade.