Fala de padre em celebração de Páscoa em Ouro Preto é descontextualizada em vídeo viralizado nas redes sociais.

Segundo apuração feita pelo Comprova, uma publicação que viralizou nas redes sociais recentemente enganou ao atribuir uma fala política a um padre durante as celebrações de Páscoa em Ouro Preto, Minas Gerais, deste ano. A postagem sugeria que o religioso estava fazendo críticas ao atual governo e aos parlamentares do Congresso Nacional, associando a mensagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No entanto, após ser procurada pela equipe de verificação, a Arquidiocese de Mariana confirmou que o vídeo em questão é datado de 2017. Na época da gravação, o discurso do padre estava direcionado ao então presidente Michel Temer (MDB) e não ao atual cenário político. Reportagens veiculadas na época mostram que as críticas do religioso eram direcionadas a Temer e aos políticos da gestão dele.

O conteúdo investigado pelo Comprova mostrou que o post iludiu os internautas ao relacionar a crítica feita pelo padre com a situação política atual, descontextualizando a mensagem original. O vídeo em questão foi gravado em frente à Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e não durante as celebrações de Páscoa deste ano, como insinuava a publicação viral.

No vídeo, o padre não identificado fazia uma analogia entre a crucificação de Jesus entre dois ladrões e a situação do povo brasileiro, que estaria sofrendo nas mãos do Senado e da Câmara dos Deputados. Ele também mencionava a presença de “algozes contemporâneos”, referindo-se ao presidente na época, Michel Temer.

Diante disso, a importância de verificar cuidadosamente o contexto de vídeos e informações compartilhadas nas redes sociais fica evidente, evitando interpretações errôneas e desinformação. Neste caso, a descontextualização da fala do padre gerou repercussão e engano, demonstrando a importância da checagem de informações antes de compartilhá-las nas redes sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo