Essa expansão da linha terá um custo total de R$ 4,3 bilhões e prevê a construção de mais 4,3 quilômetros de trilhos, que incluirão as estações Comendador Sant’anna e Jardim Ângela. A concessionária responsável pela operação, ViaMobilidade, estima que cerca de 150 mil pessoas passem a utilizar esse trecho assim que estiver em funcionamento.
Atualmente, a Linha 5-Lilás conecta a Chácara Klabin à estação Capão Redondo, cobrindo 20 quilômetros de extensão que passarão a ser 24,3 km com as novas estações. Ao todo, são 17 paradas ao longo do percurso, por onde circulam mais de 507 mil passageiros diariamente. Com a expectativa de aumento para 650 mil usuários após a extensão.
Dos 4,3 km de novos trilhos, 3,2 km serão construídos em elevado e 1,1 km será subterrâneo, garantindo uma melhor conexão com o terminal de ônibus da região. Além disso, está prevista a construção de passarelas para pedestres para facilitar o acesso dos passageiros.
De acordo com o governo de São Paulo, as obras devem começar no primeiro trimestre de 2025 e a previsão é de que estejam concluídas até 2028, quando as novas estações começarão a operar. A concessionária será responsável por realizar os estudos necessários para essa expansão, incluindo o projeto executivo completo e os estudos de licenciamento ambiental.