De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a base terá 98 movimentos semanais, o que representa um acréscimo de 28 voos em relação à fase anterior. Com a instalação das torres de iluminação, os novos horários de pouso serão permitidos entre as 17h35 e 21h, proporcionando mais flexibilidade e possibilidades de operação para as companhias aéreas.
Atualmente, as operações em Canoas contemplam voos das companhias Azul, Gol e Latam, com destinos para os aeroportos de Congonhas (São Paulo/SP), Guarulhos (Guarulhos/SP) e Viracopos (Campinas/SP). As passagens para esses voos já estão à venda e os passageiros poderão desfrutar da ampliação na oferta de horários e voos.
A Base Aérea de Canoas foi escolhida pelo Governo Federal, juntamente com outros oito aeródromos, para absorver parte da malha aérea operada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que está fechado por tempo indeterminado devido às enchentes que afetaram o estado. Esse movimento emergencial visa garantir a continuidade das operações aéreas na região e proporcionar alternativas para os passageiros.
A Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, tem trabalhado em parceria com as autoridades aeronáuticas para viabilizar a expansão das operações na Base Aérea de Canoas e garantir a segurança e eficiência dos voos. Com os novos horários e a infraestrutura adequada, a base está preparada para atender a demanda crescente de voos e passageiros.