O primeiro caso de gripe aviária em humanos relacionado a um gado foi registrado no Texas, em abril, sendo possivelmente o primeiro do tipo no mundo, de acordo com os CDC. O paciente em Michigan, assim como o do Texas, apresentou sintomas nos olhos.
É importante ressaltar que, em 2022, um caso de gripe aviária transmitida por aves já tinha sido identificado em um habitante do Colorado. O aumento de mamíferos infectados por essa doença tem preocupado os especialistas, embora os casos em humanos sejam considerados raros.
Até o momento, não há evidências de transmissão do vírus entre humanos. No entanto, cientistas alertam para o risco de uma possível mutação do vírus, caso haja uma circulação em massa, que poderia permitir essa transmissão.
A notícia do segundo caso de gripe aviária em humanos nos Estados Unidos reforça a importância de medidas preventivas e do monitoramento constante da situação. As autoridades de saúde estão atentas ao avanço da epidemia do vírus em gados e ao impacto que pode ter na saúde pública.