Além da oferta de ações, a Equatorial está considerando também a possibilidade de emitir títulos de dívida para rolar o empréstimo e estender o vencimento de sua dívida. Grandes acionistas da empresa demonstraram interesse em participar da oferta de ações, que poderá ocorrer em um prazo de até quatro meses, segundo fontes próximas ao assunto.
A Opportunity Asset, fundada por Daniel Dantas em 1994, é a principal acionista da Equatorial, detendo 6,3% de participação. Em seguida, vêm a Capital World Investors, Squadra Investimentos, Canadian Pension Plan Investment Board e BlackRock, todos com cerca de 5%.
A aquisição da participação na Sabesp fez parte de um processo de privatização realizado pelo estado de São Paulo, que arrecadou R$ 14,77 bilhões com a venda de 32% das ações da companhia. A demanda por ações da Sabesp atingiu o valor de R$ 187 bilhões, estabelecendo um recorde para ofertas públicas de ações no Brasil. Além da Equatorial, outros investidores adquiriram parte das ações da empresa de água e esgoto em uma transação de mercado realizada no dia 18 de julho.
Diante desse cenário, a Equatorial se prepara para expandir sua atuação no setor de saneamento básico e consolidar sua posição no mercado energético, contando com o apoio de investidores e acionistas interessados em seu crescimento.