Segundo a nota, as contribuições de Emília Ferreiro no campo da psicogênese da linguagem escrita e da alfabetização foram responsáveis por transformar os processos de ensino-aprendizagem não apenas na Argentina, mas em diversos países. A professora de professores, psicóloga e pedagoga argentina nutriu milhares de educadores e possibilitou avanços significativos na área.
A importância do trabalho de Ferreiro é ressaltada pelo fato de que, mesmo após a sua morte, seu legado continua a impactar a educação. Durante uma entrevista concedida pouco antes de sua partida, a educadora abordou a influência da internet e dos dispositivos eletrônicos nas mudanças linguísticas.
Em relação ao uso de aplicativos e novas tecnologias por crianças, Ferreiro alertou para os desafios que esses recursos podem trazer. Ela destacou que, embora sejam objetos atrativos para as crianças, certos usos tecnológicos podem dificultar a construção de noções de tempo e causalidade. Além disso, a falta de compreensão sobre a relação entre tempo e espaço pode gerar confusão.
A respeito da repetência escolar, Emília Ferreiro enfatizou a importância de os professores assumirem a responsabilidade de que todos os alunos são capazes de aprender. Ela criticou o hábito de categorizar os estudantes em grupos distintos, estigmatizando alguns como mais atrasados ou indisciplinados. A educadora defendeu que o professor deve tratar todos os alunos com igualdade e acreditar em seu potencial de aprendizado.
Emília Ferreiro deixa um legado de transformação no campo da alfabetização e do ensino. Suas contribuições pioneiras continuarão a influenciar o trabalho de professores e educadores, inspirando-os a buscar metodologias inovadoras e inclusivas. Sua ausência será sentida, mas seu impacto perdurará, alimentando o aprimoramento da educação em todo o mundo.