De acordo com informações de chefes de agências, Musk está retornando ao festival de publicidade em Cannes, após ter perdido o evento no ano anterior, com o objetivo de conquistar o apoio de anunciantes e agências publicitárias. Linda Yaccarino, CEO do X e ex-executiva da NBCUniversal, também está presente no evento para utilizar suas conexões e angariar apoio para a rede social financiada por anúncios.
A empresa vem passando por um período conturbado, no qual grandes marcas abandonaram a plataforma devido a controvérsias, como a flexibilização de suas políticas de moderação e o comportamento provocativo de Musk em relação ao uso da plataforma.
Embora mais de 60% das marcas que haviam pausado a publicidade tenham retomado, ainda há preocupações por parte dos anunciantes em relação à plataforma. Chefes de agência afirmam que o X enfrenta um grande desafio financeiro devido à diminuição da publicidade, com empresas como Disney, IBM e Apple boicotando a plataforma.
Mesmo com a retomada de anúncios por parte de algumas marcas, o X ainda não está sendo incluído nas listas de canais preferenciais para campanhas de marketing. Isso reflete o receio em relação à gestão da empresa e a imprevisibilidade do comportamento de Elon Musk.
Joe Benarroch, braço direito de Yaccarino, deixou subitamente o X neste mês, o que levanta ainda mais questões sobre a estabilidade interna da empresa. Musk tem uma apresentação marcada para a conferência principal em Cannes, na qual deverá anunciar planos para vídeos de longa duração, em uma tentativa de inovar a plataforma e atrair mais anunciantes.
Em meio a turbulências internas e externas, Elon Musk está buscando reverter a situação do X e reconquistar a confiança de anunciantes e marcas em relação ao futuro da rede social. A presença do CEO no festival de publicidade em Cannes é parte dessa estratégia de reconquista de parceiros comerciais e do fortalecimento da imagem do X no mercado publicitário.