O destaque ficou por conta de “A Amiga Genial”, obra que deu início à famosa tetralogia napolitana, ocupando o primeiro lugar na lista. O sucesso da autora italiana se estendeu ainda para outras duas obras: “História da Menina Perdida” e “Dias de Abandono” que ocuparam respectivamente a 80ª e a 92ª posição na lista.
Além desses destaques, Elena Ferrante também é conhecida pelo público por seu livro “A Filha Perdida”, que ganhou uma adaptação cinematográfica indicada ao Oscar em 2022, acrescentando mais um ponto de prestígio à sua carreira literária.
O grande mistério que envolve a identidade da enigmática autora contribui para a aura de fascínio que envolve suas obras. Sob o pseudônimo de Elena Ferrante desde 1991, a escritora mantém sua identidade em segredo, concedendo pouquíssimas entrevistas, sempre realizadas por e-mail e intermediadas por sua editora. Essa atitude reforça a complexidade de sua relação com a autoria literária.
O fato de as histórias de suas obras serem ambientadas em Nápoles, cidade onde a autora nasceu, e abordarem temas profundos como gênero, classe social, arte, filosofia e política, levantaram especulações sobre a possibilidade de a tetralogia napolitana ser, em parte, autobiográfica. A escrita de Ferrante destaca-se pela discussão da experiência feminina e pela análise das mudanças e adversidades enfrentadas pelas mulheres ao longo do século 20.