Elena Ferrante lidera lista dos 100 melhores livros do século 21 com “A Amiga Genial” em votação do New York Times

A renomada autora Elena Ferrante conquistou não apenas o reconhecimento do público, mas também recebeu o aval de críticos literários ao emplacar três obras na lista dos 100 melhores livros do século 21, divulgada pelo influente jornal The New York Times, após uma cuidadosa votação que envolveu mais de 500 escritores, romancistas, críticos e outros amantes da literatura.

O destaque ficou por conta de “A Amiga Genial”, obra que deu início à famosa tetralogia napolitana, ocupando o primeiro lugar na lista. O sucesso da autora italiana se estendeu ainda para outras duas obras: “História da Menina Perdida” e “Dias de Abandono” que ocuparam respectivamente a 80ª e a 92ª posição na lista.

Além desses destaques, Elena Ferrante também é conhecida pelo público por seu livro “A Filha Perdida”, que ganhou uma adaptação cinematográfica indicada ao Oscar em 2022, acrescentando mais um ponto de prestígio à sua carreira literária.

O grande mistério que envolve a identidade da enigmática autora contribui para a aura de fascínio que envolve suas obras. Sob o pseudônimo de Elena Ferrante desde 1991, a escritora mantém sua identidade em segredo, concedendo pouquíssimas entrevistas, sempre realizadas por e-mail e intermediadas por sua editora. Essa atitude reforça a complexidade de sua relação com a autoria literária.

O fato de as histórias de suas obras serem ambientadas em Nápoles, cidade onde a autora nasceu, e abordarem temas profundos como gênero, classe social, arte, filosofia e política, levantaram especulações sobre a possibilidade de a tetralogia napolitana ser, em parte, autobiográfica. A escrita de Ferrante destaca-se pela discussão da experiência feminina e pela análise das mudanças e adversidades enfrentadas pelas mulheres ao longo do século 20.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo