Anteriormente, somente as contas certificadas digitalmente, com nível ouro ou prata, podiam realizar o parcelamento. A nova medida foi tomada no intuito de ampliar o acesso aos benefícios oferecidos na plataforma, incluindo descontos que podem chegar a mais de 90% nas dívidas, com condições especiais de parcelamento, permitindo o pagamento parcelado e sem entrada em até 60 meses.
Outra informação relevante é que a plataforma Desenrola Brasil estará acessível a partir de outros sites e aplicativos, incluindo outras plataformas de renegociação e bancos, conforme anunciado pelo governo. Desde o seu lançamento no ano passado, o programa já beneficiou cerca de 11,5 milhões de brasileiros, negociando mais de R$ 34 bilhões em dívidas. Os descontos médios concedidos chegam a 83%, podendo em alguns casos atingir até 96%.
A segunda fase do programa Desenrola Brasil foi iniciada em outubro de 2023, permitindo que as negociações sejam realizadas diretamente pelo site da plataforma. Com isso, é possível renegociar dívidas com bancos nos quais o indivíduo não possui conta, podendo escolher a instituição financeira que oferecer a melhor taxa.
Ainda de acordo com informações disponibilizadas, a plataforma Desenrola facilita a organização financeira de quem possui diversas dívidas, possibilitando a união de todos os débitos em uma única renegociação, seja para pagamento à vista em um único boleto ou Pix, ou financiamento a prazo no banco de preferência.
O acesso à plataforma Desenrola deve estar disponível em outros canais, de acordo com a integração entre a plataforma e os parceiros. Entre os setores com mais renegociações em termos de valores, destacam-se os serviços financeiros, seguidos pelas securitizadoras, comércio e contas de luz. As mulheres realizaram 54,4% das negociações, enquanto os homens realizaram 45,6%.
Além disso, é importante ressaltar que a conta gov.br, utilizada para acessar serviços públicos digitais, disponibiliza três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. O nível bronze é destinado a serviços menos sensíveis, e pode ser elevado para níveis superiores mediante validações específicas. Esse novo cenário tende a ampliar o acesso e a possibilidade de renegociação de dívidas para um maior número de cidadãos brasileiros.