A proposta da 123milhas é conectar consumidores que têm milhas aéreas disponíveis com aqueles que desejam comprar passagens utilizando milhas. Os clientes que possuem milhas acumuladas nos programas de fidelidade das companhias aéreas podem lucrar com a venda delas, enquanto outros consumidores podem adquirir passagens com desconto utilizando essas milhas. A plataforma permite que os interessados em vender milhas façam uma cotação, com um mínimo de 12 mil pontos, e recebam um valor baseado no programa de fidelidade de cada companhia aérea.
O negócio de compra e venda de milhas é único no Brasil e funciona como uma bolsa de negócios virtual, onde os participantes precisam compartilhar dados pessoais, como CPF, login e senha dos programas de fidelidade, para realizar as transações. Essa prática seria impensável em mercados como o americano, que consideram essa iniciativa invasiva.
A 123milhas cresceu rapidamente desde seu lançamento em 2016 e se tornou o maior anunciante do país em 2021, investindo R$ 2,37 bilhões em espaço publicitário. No entanto, a empresa surpreendeu os clientes ao anunciar a suspensão das vendas de passagens e pacotes promocionais até dezembro. De acordo com uma fonte do setor de turismo, a empresa cometeu um erro ao iniciar a venda de passagens e pacotes “flexíveis” durante a pandemia, pois isso se mostrou um modelo de negócio de alto risco devido à dificuldade de prever os preços das passagens.
Com o aumento dos custos para as companhias aéreas, decorrentes da renegociação das dívidas acumuladas durante a pandemia e do aumento do preço do petróleo, as plataformas de compra e venda de milhas não conseguiram mais oferecer passagens com desconto. Além disso, o volume de milhas disponíveis se mostrou insuficiente para a expansão dos negócios.
No ano passado, a 123milhas foi alvo de reclamações dos clientes quanto a cancelamentos de viagens, dificuldades no atendimento e falta de emissão de passagens aéreas. Em busca de um sócio-investidor, a empresa não obteve sucesso, pois as empresas de turismo ainda estão se recuperando da pandemia. A estimativa de faturamento da 123milhas para 2022 era de R$ 5 bilhões.
Os irmãos Soares Madureira também são donos da Novum Investimentos Participações, que se tornou sócia da 123milhas e comprou a concorrente Maxmilhas. Além disso, eles possuem outros negócios, incluindo uma joalheria e investimentos imobiliários.
A prática de registrar vários números de CNPJ para uma mesma empresa, como é o caso da 123milhas, é comum entre grandes empresas e pode servir para dificultar o acesso às contas da empresa em caso de ação judicial, por exemplo. Também pode ter benefícios tributários, uma vez que a empresa paga impostos de acordo com o faturamento de cada CNPJ.
No momento, os fundadores da 123milhas e a própria empresa não se pronunciaram sobre a suspensão das vendas de passagens e pacotes promocionais até dezembro e não responderam aos pedidos de entrevista e esclarecimentos sobre a operação.