Com formação em história e com mestrado e doutorado na área, Tarcísio Motta atua como professor. Ele já foi candidato ao governo do estado em 2014 e 2018, sem sucesso, e em 2016 foi eleito vereador, sendo reeleito em 2020. Esta será a primeira vez que ele tentará a prefeitura da cidade.
Além de Tarcísio Motta, outros dois postulantes foram convidados para participar das sabatinas. Na quarta-feira (7), no mesmo horário, será a vez do deputado federal Alexandre Ramagem, do PL. O prefeito Eduardo Paes, do PSD, também recebeu convite, porém cancelou a entrevista alegando problemas na agenda.
O ciclo de sabatinas iniciado em junho pelas Folha e UOL já contemplou pré-candidatos de diversas cidades como Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba, São Paulo, Fortaleza e Maceió, além de outras que ainda serão realizadas. Ainda está previsto um debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, agendado para 30 de setembro no primeiro turno e, caso haja segundo turno, para 21 de outubro.