Entretanto, as restrições de fabricação impostas na Hungria da era comunista fizeram com que a invenção de Ernő Rubik só fosse produzida em massa no início dos anos 1980. Seu objetivo ao criar o cubo mágico era fazer algo tátil e móvel, que fosse suficientemente simples para que seus alunos entendessem, mas contivesse algum tipo de problema para ser solucionado, desafiando-os a perseverar quando encontrassem um quebra-cabeça complexo e frustrante.
Quando o cubo mágico foi apresentado na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha, em 1979, o fabricante americano Ideal Toy Corporation adotou o brinquedo e ele finalmente decolou. Em 1980, o cubo mágico começou a ser vendido internacionalmente com o nome de “Cubo de Rubik”, cativando pessoas de todas as idades. Com o passar do tempo, surgiram competições internacionais e a febre do cubo mágico se espalhou rapidamente, tendo sido vendidos mais de 100 milhões de unidades até 1982.
Embora já não seja mais a mania global de décadas atrás, o cubo mágico continua a ser objeto de arte e esculturas e é mencionado em diversos meios culturais, como filmes, animações, séries de TV e documentários. Com mais de 400 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o cubo mágico mantém fãs dedicados que estabelecem novos recordes a todo tempo. Ernő Rubik, seu criador, criou uma fundação de apoio a jovens promissores no campo das invenções na Hungria e formou seu próprio estúdio de design de móveis e jogos, mas nada que tenha criado se tornou um fenômeno parecido com o cubo. No entanto, essa não era sua intenção, já que seu objetivo era resolver problemas de design e fazer o melhor trabalho como designer. O cubo mágico continua, assim, a encantar e desafiar pessoas de todos os cantos do mundo.