O RenovaBR já formou cerca de 2.000 lideranças brasileiras e tem como objetivo capacitar e preparar indivíduos interessados em ingressar na política de forma ética e transparente. Agora, esse modelo está sendo utilizado no país centro-americano para ajudar a desenvolver líderes políticos e fortalecer a democracia local.
Dos oitenta alunos que estão concluindo o curso de formação política, 52,5% são mulheres e 47,5% são homens. A faixa etária também é diversificada, com metade dos alunos entre 36 e 54 anos, 28,75% entre 18 e 35 anos, e 21,25% com mais de 55 anos. Os estudantes representam 28 partidos políticos diferentes da Costa Rica, mostrando a abrangência e pluralidade do projeto.
A maioria dos alunos (66%) nunca ocupou um cargo político antes, o que demonstra a importância do curso como uma oportunidade de introdução à política para indivíduos que desejam fazer a diferença em suas comunidades. Entre os temas abordados durante o curso estão os princípios do sistema democrático, liderança, comunicação estratégica, ética, transparência e estratégias para campanhas políticas.
A iniciativa do RenovaBR em ajudar a desenvolver líderes políticos na Costa Rica é uma prova do impacto e reconhecimento do trabalho realizado pela entidade. A formação política é essencial para fortalecer a democracia e promover uma política mais ética e transparente em qualquer país.
Esse curso de formação política é uma oportunidade única para os participantes aprenderem com especialistas e compartilharem experiências entre si. Com as eleições municipais se aproximando, a formação política pode fazer a diferença na qualidade das candidaturas e na capacidade dos eleitos em representar e governar de forma eficiente.
O RenovaBR e a escola +Costa Rica estão mostrando que a renovação política e a formação de líderes são processos contínuos e que podem ser aplicados em diferentes contextos. A parceria entre essas duas entidades é um exemplo de cooperação entre países para o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento de uma política mais participativa e responsável.