O deputado federal Luciano Ducci, do PSB-PR, está empatado na margem de erro com o atual vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, do PSD, o deputado estadual Ney Leprevost, da União Brasil, o ex-governador e deputado federal Beto Richa, do PSDB, e o ex-deputado cassado Deltan Dallagnol, do Podemos.
Segundo a pesquisa, no primeiro cenário de pesquisa estimulada, Luciano Ducci aparece com 14,1% das intenções de voto, seguido por Pimentel com 13,1%, Leprevost com 12,5%, Beto Richa com 11,7% e Dallagnol com 10,8%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Mesmo com o empate técnico nesta primeira pesquisa, nos cenários em que Luciano Ducci enfrenta os outros dois pré-candidatos mais bem cotados, o deputado federal vence com uma vantagem superior à margem de erro. Contra Ney Leprevost, Luciano Ducci tem 39,3% das intenções contra 33,4%. Já contra Pimentel, a diferença é ainda maior, com Ducci somando 40,7% e o vice-prefeito com 32,8%.
Além disso, a pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos, mostrando que Beto Richa foi lembrado por mais da metade dos entrevistados como um candidato em quem jamais votariam, por conta de seu histórico envolvimento em casos de corrupção.
O Instituto Opinião também analisou o potencial de transferência de votos com base no apoio de mandatários do Executivo, demonstrando que o apoio do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do governador Ratinho Júnior, pode aumentar as chances de determinado candidato ser votado.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ouviu 1200 eleitores entre os dias 17 e 19 de abril, e possui um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.