O plano da empresa está dividido em três etapas estratégicas. A primeira etapa envolve medidas preventivas nos aeroportos, como a substituição de calhas, corte de grama e limpeza de áreas que possam aumentar o risco de incêndios. O objetivo é evitar maiores problemas durante o período de chuvas que se iniciará em novembro.
Em seguida, a segunda etapa se concentrará na capacitação da equipe da empresa, com a aquisição de novos equipamentos de proteção individual e atualizações nos veículos de combate a incêndios. Além disso, as equipes serão treinadas para lidar com incêndios florestais e outras emergências. A Rede VOA informou que a terceira fase do plano envolverá a troca de informações com entidades como a Defesa Civil e a Polícia Militar.
“Nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e 100% das nossas câmeras de segurança estarão integradas, com tolerância zero para qualquer ato ilícito em nossos aeroportos, independentemente do potencial ostensivo da ação”, afirmou Marcel Moure, CEO da Rede VOA.
Essas ações demonstram o comprometimento da concessionária em contribuir para a preservação do meio ambiente e a segurança dos aeroportos sob sua gestão. Com a implementação dessas medidas, a Rede VOA busca minimizar os impactos das mudanças climáticas e evitar incêndios que possam colocar em risco a operação dos aeroportos e a segurança dos passageiros e funcionários.