De acordo com informações da AgRural, a colheita está sendo impulsionada pelo plantio antecipado, pelo encurtamento do ciclo das plantas em algumas regiões e pelo tempo seco que prevaleceu na última semana. Esses fatores têm contribuído para que a colheita deste ano seja a mais acelerada para esta época desde 2013, quando a AgRural começou a realizar seus levantamentos semanais.
Estados como Mato Grosso e Paraná estão liderando o ritmo dos trabalhos, com boas produtividades em Mato Grosso, graças a um clima favorável ao longo do ciclo. Já no Paraná, foram registradas perdas devido a períodos de tempo quente e seco.
Nas primeiras áreas colhidas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, os rendimentos estão abaixo do esperado, no entanto, em Goiás, os resultados têm sido bastante satisfatórios.
A expectativa é de que a colheita da safrinha continue avançando nas próximas semanas, impulsionada pelas condições favoráveis que têm sido observadas até o momento. A produção de milho é de extrema importância para o agronegócio brasileiro e, portanto, esses dados são essenciais para entender o cenário atual e projetar o desempenho do setor no restante do ano.