Na última segunda-feira (13), Cuiabá já ultrapassava a marca dos 40°C, com uma máxima de 42°C. As capitais mais quentes na sequência são Campo Grande e Teresina, com temperaturas também próximas aos 40°C.
Segundo a Climatempo, a capital paulista não ficará de fora, com previsão de temperaturas também próximas aos 40°C na sexta-feira (17) e no sábado (18). Enquanto Teresina tem a previsão de alcançar os 41°C na quinta-feira (16), mantendo a alta temperatura ao longo de toda a semana.
Além disso, municípios como Aragarças (GO), Porto Murtinho e Coxim, no Mato Grosso do Sul, continuarão com altas temperaturas ao longo da semana, chegando a 43°C e 45°C, respectivamente.
A exceção fica por conta da região Sul do país, com médias de temperatura mais amenas. No entanto, em todo o Brasil, exceto na região Sul, as médias são altas, com máximas de 37°C a 39°C em cidades como Manaus, Rio de Janeiro, Goiânia, Macapá e Rio Branco. Apenas Porto Alegre e Florianópolis terão máximas abaixo dos 30°C nos próximos dias.
Essas altas temperaturas são fruto de uma onda de calor que afeta principalmente o Centro-Oeste e Sudeste do país. Na última sexta-feira, o Inmet emitiu alerta vermelho, com validade até quarta-feira (15), devido às altas temperaturas.
Além disso, o instituto prevê fortes pancadas de chuva, rajadas de vento e queda de granizo, principalmente na região Sul, com instabilidade se espalhando também para áreas do Paraná a partir da última segunda-feira (13). Na região Norte, são esperados acumulados de chuva maiores que 50 mm em algumas áreas, enquanto no Nordeste a previsão é de tempo seco e sem chuva.