Câmara de Apucarana aprova projeto que autoriza o Município a disponibilizar canabidiol na saúde pública em primeira votação.

A tão esperada sessão ordinária da Câmara de Apucarana, realizada nesta segunda-feira (18), foi marcada por importantes pautas que mobilizaram vereadores e a população. Em destaque, a aprovação em primeira votação do projeto de lei de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que autoriza o Município a disponibilizar para a população o medicamento canabidiol na saúde pública. No entanto, devido ao encerramento das atividades legislativas do ano, o projeto ainda aguarda a votação em segundo turno, podendo ocorrer em uma sessão extraordinária até o final de 2021.

O canabidiol, derivado da cannabis (maconha), é amplamente utilizado no tratamento de diversas doenças e síndromes, incluindo dores crônicas, ansiedade, depressão e distúrbios do sono. A importância do medicamento foi ressaltada durante uma audiência pública no início deste mês, que contou com a participação de médicos especialistas, deputados e familiares de pacientes que já se beneficiam do uso do canabidiol. Na ocasião, o prefeito Junior da Femac (PSD) se comprometeu a sancionar a lei após a aprovação do Legislativo e a implementar a disponibilização do medicamento.

Ao comentar sobre a aprovação do projeto, o vereador Tiago Lima destacou a relevância do avanço proporcionado pelo Legislativo de Apucarana, que visa possibilitar o acesso da população a um medicamento caro, mas com evidentes benefícios para a saúde.

Além disso, a sessão também contemplou a aprovação de um projeto de lei que declara de utilidade pública a Equipe de Pedestrianismo Pé Vermelho, de autoria do vereador Tiago Lima, e um requerimento verbal do vereador Moisés Tavares (Cidadania), que pleiteia à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a realização de exames mais aprofundados para descobrir as causas da mortandade de peixes no Lago Jaboti.

Outros assuntos de destaque na sessão incluíram a constituição da Comissão Representativa e Temporária para pareceres sobre projetos durante o recesso parlamentar, bem como a formação da Comissão Especial de Loteamento com a mesma finalidade. Também houve espaço para três convidados utilizarem a Tribuna Livre: Irineu Dubas, da Equipe Pé Vermelho, Alan Pereira da Silva, do Karatê-Vida, e Elisabete Costa Sousa, do Sindicato dos Servidores do Magistério Público do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Simapi).

É importante ressaltar que a Câmara entrará em recesso a partir do dia 22, retomando as atividades parlamentares somente em fevereiro de 2024, segundo informações do presidente do Legislativo, vereador Luciano Molina (PL).

Dessa forma, a sessão ordinária da Câmara de Apucarana representou um importante marco para a tomada de decisão em relação ao acesso ao canabidiol na saúde pública, bem como para outras pautas relevantes para a comunidade local. Este foi apenas um dos muitos temas debatidos e votados durante a sessão, demonstrando o comprometimento dos representantes políticos em buscar soluções e melhorias para a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo