O Les Deux Magots, que se tornou um ponto turístico na França, era conhecido como um reduto boêmio de escritores e artistas no século passado. Nomes ilustres como Oscar Wilde, Simone de Beauvoir, Ernest Hemingway e Pablo Picasso frequentavam o café. Agora, a filial paulistana busca manter essa essência histórica ao preservar características da casa original, como a decoração em verde-escuro, as mesas pequenas na varanda com cadeiras voltadas para a rua e as duas estátuas de magos na entrada. Além disso, a maioria das receitas do menu são as mesmas.
Uma novidade é que a filial brasileira apresenta uma mistura do clássico francês com o toque tropical brasileiro. Enquanto os livros, especialmente os de autores franceses, continuam disponíveis para serem lidos no local, a decoração é complementada com samambaias e outras plantas espalhadas pelo salão. Frédéric Renaut, um dos sócios do empreendimento, descreve o Les Deux Magots de São Paulo como uma versão tropicalizada do café parisiense.
Outra liberdade que os sócios tiveram foi na concepção da carta de drinques do bar, que conta com mais inspirações locais. Apesar disso, todas as alterações no menu foram aprovadas pela matriz francesa. Segundo os sócios, foram três anos desde a concepção da ideia até convencer os proprietários franceses de que o Brasil era um mercado a ser investido.
Essa é a primeira unidade do Les Deux Magots na América Latina. A marca também possui uma filial no Japão e inaugurou recentemente outra na Arábia Saudita.
Além da importância cultural, outro fator que pesou na escolha de trazer a marca para São Paulo foi o menu diversificado, que foge da gastronomia requintada. O Les Deux Magots oferece opções como peixes e carnes grelhadas, uma comida simples que deve agradar aos brasileiros, de acordo com Renaut.
Um destaque do cardápio é o café da manhã, que é bastante disputado e servido até as 11h30 durante a semana e até 12h30 aos sábados e domingos. Após esse horário, há pratos disponíveis para almoço e jantar. Por enquanto, é necessário fazer reserva para almoçar ou jantar no restaurante.
O Les Deux Magots de São Paulo promete trazer um pedacinho da tradição parisiense para os paulistanos, proporcionando uma experiência gastronômica única, imersa em cultura e história.