Além disso, a pesquisa demonstrou que a paixão nacional dos brasileiros é a cerveja e constatou o poder de influência dos estabelecimentos de rua na definição dos padrões de consumo dentro dos lares. Quase metade (48%) dos consumidores brasileiros visitaram esses locais pelo menos uma vez por semana nos últimos três meses, revelando a relevância do consumo “On Premise”.
A pesquisa, realizada há mais de uma década e feita duas vezes por ano, ouviu 7.500 consumidores nesta edição brasileira. Os resultados mostram que quatro em cada cinco consumidores afirmaram a possibilidade de comprarem uma bebida experimentada em um bar ou restaurante para o consumo posterior em casa, evidenciando a influência dos estabelecimentos na promoção de novidades e tendências.
Dentre os consumidores entrevistados, 47% destacaram a cerveja como a bebida favorita para consumo nos estabelecimentos, seguida pelo vinho (28%) e bebidas destiladas (22%). O uísque foi apontado como a subcategoria em que os consumidores estão mais propensos a investir em uma bebida de qualidade.
Além disso, a NielsenIQ também introduziu no Brasil um banco de dados contendo informações sobre estabelecimentos de alimentação e bebidas, denominado “outlet index”. Esse banco de dados permite que as empresas compreendam o tamanho e a estrutura do mercado de consumo, com segmentação disponível para auxiliar os fornecedores a otimizar suas estratégias de vendas e melhorar a distribuição.
Portanto, a pesquisa realizada pela NielsenIQ revelou importantes insights sobre os hábitos de consumo nos estabelecimentos comerciais no Brasil, evidenciando a influência e o poder desses locais na definição das preferências dos consumidores e na divulgação de tendências no mercado de bebidas.