A previsão é de que, a partir da tarde, uma massa de ar frio e seco chegue, ocasionando um declínio acentuado nas temperaturas, especialmente nas regiões ao sul do estado, onde as mínimas serão alcançadas durante a noite. A região sul deve registrar a temperatura mínima mais baixa, de 2°C, enquanto a região norte poderá atingir uma máxima de 27°C. A queda brusca de temperatura é esperada principalmente para o domingo (30).
Além disso, a chegada dessa frente fria traz consigo o risco de geadas no Paraná. Estima-se que até o dia 2 de julho, cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul possam registrar temperaturas até 5°C abaixo da média. A massa de ar polar deverá atingir praticamente todo o Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, exceto a faixa litorânea, e atingir as regiões oeste, sudoeste, sul e Região Metropolitana de Curitiba no Paraná.
Portanto, é importante que os moradores dessas regiões estejam preparados para a chegada do frio intenso e se protejam adequadamente. A recomendação é ficar atento às atualizações dos órgãos de meteorologia e se preparar para as baixas temperaturas que estão por vir.