De acordo com a empresa, o reparo é necessário para “aumentar a confiabilidade do sistema e minimizar o risco de novas ocorrências”. Um novo serviço na rede elétrica será realizado, com previsão de início às 2h e término às 6h. A Light também destacou que faz parte de um plano emergencial desenvolvido pela companhia, que inclui ações especiais para proteger serviços essenciais à população, como a instalação de geradores em hospitais e unidades de saúde.
A concessionária reconheceu os transtornos causados e afirmou estar trabalhando para minimizar o impacto na população, com o objetivo de restabelecer a energia antes do prazo previsto. Destacou ainda que a Ilha do Governador foi o bairro mais afetado com a falta de luz, embora a queda de energia tenha sido pontual em outras regiões do Rio de Janeiro. Esta é a segunda madrugada consecutiva que os moradores do bairro ficarão sem energia, sendo que em alguns locais a luz só retornou no início da noite.
A empresa informou em suas redes sociais que as chuvas impactaram o sistema de energia em uma das linhas da região. Durante o domingo, os sinais de trânsito permaneceram desligados, enquanto a guarda municipal orientou motoristas em cruzamentos. A Light reiterou o compromisso de trabalhar para solucionar o problema o mais rapidamente possível, visando a segurança e o bem-estar dos moradores e demais usuários afetados pela interrupção no fornecimento de energia. Em virtude dos transtornos ocasionados pelas chuvas, a concessionária reforçou a importância de medidas preventivas para evitar novos episódios de interrupção no serviço e garantir a estabilidade do sistema elétrico no futuro.