O avião em questão é um modelo ATR 72-600, similar ao que se acidentou na última semana em Vinhedo, resultando na morte de 62 pessoas. O voo PTB 221, vindo de Rio Verde (GO) e com destino ao aeroporto de Guarulhos, teve que realizar o pouso técnico em Uberlândia às 19h14 devido a uma questão técnica identificada pela tripulação.
A empresa Voepass garantiu que a aeronave pousou com todos os sistemas operacionais em funcionamento e que os 38 passageiros a bordo seriam realocados para o destino final. A concessionária Aena, responsável pelo aeroporto de Uberlândia, informou que o piloto declarou emergência às 18h54, o que mobilizou recursos do plano de emergência do aeroporto.
Apesar da situação de emergência, todos os passageiros desembarcaram com segurança e as operações do aeroporto não foram impactadas. O acidente ocorrido em Vinhedo está sendo investigado pelas autoridades competentes, como a polícia civil, polícia federal e o Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira responsável pelas investigações de acidentes aéreos.
Em um pronunciamento posterior ao acidente em Vinhedo, o presidente da Voepass, José Luiz Felício Filho, garantiu que a empresa está comprometida em fornecer todo o suporte necessário às famílias das vítimas, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e demais despesas. A companhia ressaltou que adota práticas internacionais de segurança e está empenhada em garantir a assistência irrestrita aos familiares das vítimas neste momento difícil.