No total, foram registrados 10.195 casos de roubos de celulares nos primeiros seis meses de 2024, em comparação com os 7.298 casos do mesmo período de 2023. Já os roubos de bicicletas passaram de 82 vítimas nos primeiros seis meses de 2023 para 141 vítimas no mesmo período de 2024.
A secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro se pronunciou sobre o caso, destacando que as forças estaduais estão atuando de forma integrada para combater esses crimes. A pasta afirmou que o roubo e furto de celulares é um problema que afeta não só o estado, mas todo o país, e que estão realizando policiamento ostensivo e investigações para identificar as quadrilhas envolvidas.
Em relação aos sequestros relâmpagos, houve um aumento de 26 casos no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 63 ocorrências. Uma das vítimas foi uma professora de um colégio na Ilha do Governador, que foi forçada a realizar um empréstimo de R$ 5.000 através de um aplicativo bancário sob ameaça de armas.
Por outro lado, os roubos de carga registraram uma queda de 41% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a letalidade violenta apresentou uma redução de 19% em seis meses, sendo o menor número de vítimas desde 1991. O governador Cláudio Castro, do PL, destacou a importância de estratégias baseadas em dados, investimentos em tecnologia e treinamento das forças policiais para garantir a segurança da população.