Ator de Friends, Matthew Perry, morre por efeitos agudos de cetamina: entenda os perigos e usos controversos da droga.

A morte do ator Matthew Perry, conhecido por seu papel como Chandler na famosa série “Friends”, teve sua causa revelada pelos médicos legistas do condado de Los Angeles no dia 15 de dezembro. Segundo os especialistas, “altos níveis de cetamina” encontrados nas amostras de sangue do ator foram responsáveis por sua morte em 28 de outubro.

A cetamina é uma droga com propriedades sedativas amplamente utilizada na medicina e veterinária, mas que também apresenta efeitos alucinógenos perigosos quando consumida como uma substância recreativa. Os médicos legistas concluíram que Perry pode ter experimentado os “efeitos agudos e letais” da droga, como a “superestimulação cardiovascular ou depressão respiratória.

Apesar de seu uso na medicina, a cetamina gera opiniões divergentes na comunidade médica devido às suas fortes propriedades dissociativas. Estudos recentes têm explorado seu potencial uso para tratar vícios como o alcoolismo e casos graves de depressão.

Em relação aos efeitos da cetamina no corpo, a droga conhecida como “Special K” ou “Kit Kat” pode causar distorção da percepção, sedação, euforia, agitação, depressão, dificuldades cognitivas, inconsciência, movimentos rápidos dos olhos, pupilas dilatadas, salivação, rigidez muscular e náusea. Além disso, a Administração de Controle de Drogas dos Estados Unidos (DEA) alerta que a cetamina também tem sido usada para facilitar agressões sexuais.

A cobertura midiática da cetamina também gera sinais de alerta, com pesquisadores apontando uma representação “extremamente positiva” da droga, com poucas referências à “eficácia e segurança a longo prazo”. A rede de saúde britânica (NHS) e os serviços públicos de outros países usam a cetamina como sedativo, anestésico e analgésico, enquanto a droga também tem uso generalizado na sedação de animais.

A morte de Matthew Perry levanta discussões sobre o uso recreativo e medicinal da cetamina, bem como sobre a necessidade de informações mais amplas sobre seus efeitos a longo prazo. A droga, devido aos seus efeitos e propriedades, gera opiniões diversas na comunidade médica, o que pode influenciar sua utilização em procedimentos médicos e tratamentos de depressão e vícios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo