O comandante Paulo Zancani, responsável pelo voo da Gol, foi homenageado e aplaudido quando anunciou que o avião estava a caminho de Porto Alegre. Emocionado, Zancani compartilhou os desafios enfrentados nos últimos meses, quando a Base Aérea de Canoas teve que ser utilizada como aeroporto comercial provisório.
Os relatos dos passageiros também refletiram a importância da reabertura do Aeroporto Salgado Filho. Fernando Godinho, que viaja frequentemente para o Rio Grande do Sul a trabalho, destacou a comodidade de desembarcar em Porto Alegre. Já Davia Sivergnini comemorou a redução nos preços das passagens após a reabertura.
Ao desembarcarem, os passageiros foram recepcionados pela CEO da Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto. A atmosfera festiva contou com a presença de grupos vestidos com trajes tradicionais gaúchos, bandas folclóricas e até um cover de Freddie Mercury entoando “We Are The Champions”, do Queen.
Apesar da reinauguração, o terminal do aeroporto ainda segue em obras. Thomas Hansen, diretor de informática, fez questão de participar do primeiro voo para Porto Alegre, registrando o momento com uma selfie ao lado do avião e de um trator que trabalhava nas proximidades da pista.
Andrea Pal, da Fraport Brasil, esclareceu que algumas limitações são esperadas nesse início de operação e que a previsão é que todos os serviços estejam plenamente restabelecidos até dezembro. A capacidade total do aeroporto, com 128 voos diários, deve ser alcançada em novembro, incluindo a retomada de voos internacionais.