Abinader se declara presidente de todos os dominicanos em discurso após vitória por ampla margem nas eleições.

O candidato opositor Luís Abinader foi eleito presidente da República Dominicana com uma ampla vantagem sobre seus concorrentes. Em um discurso emocionado para seus apoiadores na sede de sua campanha em Santo Domingo, Abinader declarou: “Sou e serei o presidente de todos os dominicanos e dominicanas”. Ele expressou seu compromisso em não decepcionar o povo que claramente manifestou sua confiança nele nas urnas.

Com 59,05% dos votos, Abinader superou seu rival mais próximo, Leonel Fernández, que obteve apenas 27% dos votos de acordo com os resultados parciais. Abel Martínez ficou em terceiro lugar com 10,76%, enquanto os outros seis candidatos juntos alcançaram apenas 3% do total.

A eleição presidencial dominicana também definiu a composição do Congresso, com mais de 8 milhões de dominicanos comparecendo às urnas, de um total de 11,2 milhões de eleitores registrados. O clima de comemoração tomou conta dos apoiantes de Abinader, que entoavam coros de “Mais quatro anos, mais quatro anos” em referência à vitória do novo presidente.

O apoio popular a Abinader foi evidente, como demonstrou María Ramona Antonio, uma dentista de 74 anos que afirmou à AFP ter votado no candidato vencedor devido ao “bom governo” que ele exerceu. Com uma ampla base de apoio e uma vitória esmagadora nas urnas, Abinader assume a presidência da República Dominicana com a promessa de representar e servir a todos os dominicanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo